Natação para Crianças - Água Doce Natação | Natação para Bebês | Natação para Crianças | Natação Infantil
Close

15 de abril de 2019

Natação para Crianças

natação para crianças

Quando falamos de atividade física na infância, a natação para crianças sempre aparece como uma das melhores alternativas.

Estimular os pequenos a praticarem atividades físicas é muito importante, visando ao seu bem-estar, lazer e boa saúde. A natação para crianças é uma das mais recomendadas, tendo em vista que, além dos benefícios para a saúde, ela ajuda as crianças a não terem medo da água, do mar e de piscinas, conseguindo proteger-se e usufruir adequadamente desses ambientes.

Para o melhor aproveitamento da natação para crianças, vale lembrar que esse aprendizado é dividido em fases. Na primeira, que vai de seis meses a dois anos, os pequenos aprendem a se mexer na água e a brincar de forma lúdica. Os bebês passam a ter noções de espaço e tempo, aumentam a resistência cardiorrespiratória e também muscular, aprendem formas de deslocar-se na piscina com maior independência e se preparam, tanto fisicamente como psicologicamente, para o auto-salvamento.

Já na segunda fase, que abrange entre três e quatro anos de idade, a criança aprende a se deslocar de um lado para o outro, o que torna essa etapa conhecida como a da propulsão. A seguinte envolve crianças entre cinco e seis anos e serve para os pequenos desenvolverem os mais diferentes estilos de nado. A última fase, que ocorre entre os sete e os doze anos de idade, é o período do aperfeiçoamento dos estilos.

Quais os benefícios da natação para crianças?

Há muitos benefícios da natação para crianças, conheça alguns deles:

Melhora a capacidade cardiorrespiratória:

A natação infantil possui em sua prática vários exercícios de respiração, em que a criança aprende a controlá-la para nadar. Essa prática fortalece o diafragma, musculatura relacionada a capacidade respiratória.

O fortalecimento da capacidade cardiorrespiratória auxilia na oxigenação do corpo, além de fortalecer o sistema imunológico.

Ajuda a controlar o peso

A obesidade infantil é uma realidade. Com a correria do dia a dia é muito comum ver crianças não se alimentando bem e, consequentemente, ficando acima do peso. Uma pesquisa feita pelo Riley Hospital for Children, da Universidade de Indiana (EUA), mostrou que a obesidade infantil pode aumentar as chances de hipertensão quando as crianças atingirem a idade adulta.

A natação pode evitar esse problema: em uma hora de aula, perde-se até 600 calorias.

Desenvolve a coordenação

A coordenação motora permite que a criança consiga se movimentar de maneira coordenada e, ao longo do desenvolvimento infantil, permite que ela faça movimentos mais controlados e específicos, que exigem maior controle dos movimentos e da força.

Segundo estudo da Universidade Castelo Branco, a natação auxilia no desenvolvimento da coordenação motora e no equilíbrio de crianças de 3 a 6 anos.

A pesquisa comparou dois grupos de crianças com problemas de coordenação motora. Um dos grupos fez aulas de natação de 40 minutos de duração, duas vezes por semana, por 4 meses e o outro grupo fez apenas as atividades cotidianas de educação física na escola ou creche.

Após os 4 meses, foram realizados testes para avaliar a coordenação motora bilateral e o equilíbrio desses dois grupos de crianças. O grupo que fez aulas de natação apresentou um desenvolvimento significativo das suas habilidades corporais em relação ao outro grupo.

Além de auxiliar no desenvolvimento das atividades psicomotoras, como a lateralidade, percepção tátil, auditiva e visual, a natação também contribui para que a criança possua uma boa noção de espaço, de tempo, de ritmo.

Melhora a qualidade do sono e o sistema imunológico

Se o seu filho apresenta alguma dificuldade na hora de dormir, talvez a natação seja a solução. A criança vai gastar mais energia do que o habitual, o que a deixará mais tranquila no momento de dormir.

Dormir bem, aliás, traz benefícios mais do que significativos para a saúde. É durante esse momento do dia que os pequenos crescem e recuperam as energias para o dia seguinte.

Por conta de todos os motivos listado até aqui, não é difícil imaginar que seu filho não ficará doente tantas vezes, não é mesmo? Uma musculatura mais forte, sono regrado e uma alimentação controlada são conquistas facilitadas pela prática da natação. Com tantas consequências positivas, o sistema imunológico também sai ganhando, ficando mais resistente a vírus e bactérias.

É um momento de diversão e sociabilidade

Além de ser uma atividade física que tem benefícios para a saúde, a natação para crianças é, também, uma diversão, pois possibilita que elas possam brincar com os coleguinhas enquanto fazem a aula e quem mora em apartamento pode usufruir da piscina do condomínio, se divertindo de forma segura com seus amigos e vizinhos, o que favorece, também, as habilidades sociais das crianças.

Além disso, saber nadar é fundamental para evitar acidentes. Caso a criança caia em uma piscina funda, por exemplo, consegue nadar até a borda e pedir ajuda. Também é importante estar atento às dicas de segurança na piscina para crianças, para que todos possam se divertir com segurança.

Viu como a natação oferece diversos benefícios para as crianças? Que tal incentivar seu filho a aderir a essa prática?

Deixa a criança mais confiante

Com a prática dos exercícios e os novos aprendizados, a criança vai ter a sensação de superação, o que é muito positivo para melhorar sua autoestima.

A natação para crianças possui inúmeros benefícios. Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente.

15 de abril de 2019 < a href="http://www.aguadocenatacao.com/site/author/adriana/" title="Visualizar todas as postagens por Adriana" rel="author">Adriana artigos e notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *